sexta-feira, 9 de outubro de 2009


Como todos sabemos, a energia nuclear é uma das alternativas energéticas mais debatidas no mundo.
Essa energia tem como principal vantagem a não contribuição para o efeito estufa, além disso não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, particulados, etc, também não utiliza grandes áreas de terreno, sua central requer pequenos espaços para sua instalação, a energia nuclear também não depende da sazonalidade climática (chuvas, ventos), tem pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera, tem grande disponibilidade de combustível, é a fonte mais concentrada de geração de energia, a quantidade de resíduos radioativos gerados é extremamente pequena e compacta, o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e o óleo das termoelétricas e também a energia nuclear não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.
A energia nuclear requer alguns cuidados, há necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos (o que provavelmente nos próximos 30 anos não seja necessário, pois se acredita em novas tecnologias que reaproveitarão esses resíduos), há também a necessidade de isolar a central após o seu encerramento, os resíduos devem ser bem "guardados" principalmente em questão da segurança para todos.
Tendo apenas alguns cuidados, se pode ter uma energia que nos trás tantos benefícios e não afeta tanto o meio ambiente, afinal os impactos ambientais causados pela deposição do resíduo radioativo são  os mesmos impactos do lago de uma hidroelétrica.

6 comentários:

  1. É muito interessante perceber que o ser humano está sim criando novas alternativas para reverter o nosso preocupante quadro, mas em vista de que essas novas tecnologias trarão um custo mais elevado, o que vocês acham que pode ser feito para que os governos endossem tais alternativas?

    ResponderExcluir
  2. A ecofont foi uma excelente sugestão que conhecemos através do blog de vocês – e, inclusive, já fizemos alguns testes que comprovam a sua eficácia. Além disso, em relação ao carro elétrico, ficamos muito surpresos em saber da sua existência e funcionamento, pois isso é mais uma prova de que existem meios de evitar o crescimento da poluição – basta que a preocupação com o meio-ambiente esteja a frente dos interesses políticos. Quanto ao post sobre as Ecobolsas em vez das sacolinhas plásticas, logo lembramos da campanha de uma grande rede de supermercados que paga por cada sacolinha não utilizada. Gostaríamos de parabenizá-los pelos tópicos publicados no blog, que foram bastante diversificados e que remetem ao nosso dia-a-dia.

    Dener Passos, Hector Wesendonk, Ricardo Richter e Rodrigo Marques – Turma 2ºC

    Nosso blog: Poluição e Sustentabilidade – http://earthbrothers.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Achamos as informações sobre o carro elétrico meio vagas, mesmo sendo uma boa idéia. Seria legal aparecer o valor de um carro elétrico, se eles já existem pelas ruas ou são apenas projetos e o quanto ele polui o meio ambiente. A idéia da ecofont foi muito boa de ser trazida, e todos do nosso grupo já adotaram o uso da mesma. São essas pequenas alternativas de economia que fazem a diferença. Muito bom :)

    ResponderExcluir
  4. Prezados: o tema da energia nuclear é muito complexo. Vocês enumeraram várias vantagens em relação à energia produzida por combustíveis fósseis. Mas parece que os malefícios não estão suficientemente dimensionados. O problema do lixo nuclear é crítico. Alguns países, já sem mais alternativas para enterrar esse lixo, mantêm barcos flutuando nos oceanos, sem rumo, cheios de lixo tóxico.
    É verdade que alguns ambientalistas, diante do desastre do aquecimento global, estão reanalizando esta questão. Mas outras mantêm sua oposição irrestrita e defendem um grande investimento nas energias limpas e na mudança do padrão de consumo das classes média e alta. Ao que parece, o comodismo de manter um padrão de consumismo irracional (um individuo= um carro, por exemplo)está levando a muitos a trocar uma energia supersuja por outra um pouco menos suja, porém muito mais perigosa.
    Graças a essa energia, por exemplo, o Irã consegue produzir bombas nucleares e jogar o mundo numa nova guerra fria.
    Gerardo

    ResponderExcluir
  5. É realmente um assunto muito debatido, e por esse motivo tenho algumas dúvidas, que talvez o grupo possa me responder:
    - o perigo de uma usina nuclear não é ela explodir?
    Além disso, gostaria de saber se o Brasil tem ou ja teve alguma usina nuclear, e qual a quantidade de energia gerada por essa usina( caso exista).

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir