quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pesquisa de opinião - Sustentabilidade no Uruguai e no Brasil

      Devido a uma saída de estudos realizada no Uruguai há algumas semanas, conseguimos coletar a opinião dos cidadãos uruguaios sobre sustentabilidade. A mesma pesquisa foi feita no Brasil. Em cada país 20 pessoas de idades, sexo, costumes, jeitos e crenças diferentes foram entrevistadas. Seguem os gráficos da pesquisa no Brasil:














      A faixa etária das pessoas entrevistadas foi de 11 a 72 anos de idade. Foram obtidos os seguintes resultados: na questão 1, a maioria das pessoas pensa que existem mais tecnologias que prejudicam do que ajudam o meio ambiente. Na questão 2, a maioria acha que existem poucas inovações que auxiliam o equilíbrio do planeta. Na questão 3, mais da metade das pessoas entrevistadas usa as sacolas plásticas pois não há opções. Na questão 4, uma maioria absoluta considera a energia nuclear perigosa mas ao mesmo tempo imprescindível. Na questão 5, as pessoas acham que a energia eólica é a solução para os problemas ambientais.


      A maioria das perguntas obteve uma maioria maior de 50% em alguma alternativa, o que demonstra que todos têm conhecimento sobre o assunto de uma forma homogênea.

      Os gráficos a seguir foram obtidos no Uruguai:
 














      Na nossa pesquisa realizada no Uruguai, o que nos impressionou bastante foi que nós achávamos que pela diferença entre os entrevistados, tanto de idade e também conhecimento sobre a tecnologia, as respostas seriam bem diferentes. Mas na verdade não, tiveram muitas pessoas com a mesma opinião que outras. Na pergunta número 1 que falava sobre os efeitos da tecnologia sobre o meio ambiente a maioria das pessoas marcaram a letra C (total de 8 pessoas), as outras opções ficaram bem divididas. Na pergunta 2 que falava sobre as inovações tecnológicas a mais marcada foi a A (total de 11 pessoas), mas a letra B também foi bastante marcada, com 9 pessoas. A número 3 citou sobre as bolsas ecológicas e 13 pessoas marcaram a letra B. Na 4 as mais marcadas foram letras B,C e D, existem praticamente as mesma opiniões. Na questão 5 as mais escolhidas foram A e C. Percebemos assim que não é sempre a profissão ou a instrução que influencia no conhecimento sobre sustentabilidade.


Um comentário:

  1. Algumas frases nos gráficos estão ruins de ler, mas basta clicar na imagem que ela amplia.

    ResponderExcluir